Gilson Nery – Professor em destaque

O professor em destaque deste mês é Gilson Nery, que em janeiro deste ano, completou 16 anos lecionando no Souza Lima. Além de um cantor renomado, Gilson é um dos professores mais talentosos da escola.

Vários alunos seus estão participando de grandes musicais. Conte-nos um pouco sobre como é a preparação deles?
Gilson – Os cantores têm um treino diário com muitos exercícios vocais e musculares. Para ter uma boa performance precisam de bom condicionamento vocal e respiratório para suportar as exigências físicas e vocais que são impostas pelos espetáculos, que muitas vezes têm duas sessões de aproximadamente 3 horas no mesmo dia.

Tenho uma enorme satisfação de ter trabalhado com cantores que protagonizaram espetáculos, como: A Bela e a Fera, O Rei Leão, Hair, Rent, Bark, A Pequena Sereia, A Beatles Project e Les Miserables estes últimos ainda em cartaz.

Ao longo da história, sempre houve alguns programas na TV que lançam cantores. Em sua opinião, estes programas são bons para quem  deseja ser cantor (eles estimulam o estudo, por exemplo) ou são ruins?
Gilson –
Eu não gosto do formato destes programas no Brasil. Eu acho os jurados despreparados para emitirem pareceres técnicos, mas creio que estimulam os telespectadores a cantar e correr atrás do sonho de ser um cantor profissional.

Eu já tive diversas experiências preparando cantores que participaram destes programas de TV,  preparei em 2009 o ganhador do programa “Ídolos” (versão Brasileira do American Idol). No The Voice, tive cantores em etapas bem avançadas, no programa Raul Gil e vários outros.

Conte-nos sobre seus principais trabalhos atualmente.
Gilson – Tenho trabalhado muito com direção vocal e produção de vários cantores que estão em momento de gravação. Será lançado integralmente em breve um trabalho que fui dirigir em Nashville no ano passado.

Estou preparando para entrar em estúdio vários cantores de diversos estilos musicais, MPB, Gospel e Sertanejo. Tenho trabalhado muito com os cantores que estão em cartaz nos musicais Les Miserables, A Pequena Serei, A Garota do Blog, além das aulas do Souza Lima.

Como cantor, quais são suas principais influências?
Gilson – São muitas, pois sou muito eclético e não tenho preconceitos. Eu acho que existem apenas dois tipos de músicas: boa e ruim. Gosto muito dos cantores, sendo alguns deles: David Phelps, Sandy Patti, Cartola, Judy Garland, Freddie Mercury, Brian McKnight.

Quais são projetos para 2017?
Gilson – Pretendo fazer mais uma especialização em técnicas vocal nos EUA e, provavelmente, vou produzir mais um trabalho em Nashville. Quero também expandir as aulas pela internet aqui, no Brasil. Elas já são uma realidade fora do país e podem elevar o ensino musical no Brasil a outros patamares.

Quer saber mais sobre Gilson Nery, veja aqui!

http://www.gilsonnery.com.br/

Gostou? não esqueça de curtir, compartilhar ou deixar um comentário. Queremos ouvir você.